* Welcome *

* Welcome *
"Just try hard to do what you really love"

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Phalaenopsis: As queridinhas!!!



Phalaenopsis... As queridinhas dos escritórios, consultórios, igrejas e festas....


*Das orquídeas, são as mais compradas nas floriculturas....

*São muito usadas para decorações... 

*São exuberantes, delicadas e bonitas...


Segue abaixo algumas fotos das Phalaenopsis e em seguida alguns cuidados que devemos ter com essas belezinhas, pois são lindas sim, mas exigem cuidados especiais que se não levados a sério atentamente podem ser o fator da falta de sucesso com essa plantinha!!!










Não sou pessimista sou realista; para ter sucesso dessas belezinhas precisamos de todo um cuidado especial. São as preferidas de muita gente e muitas vezes por querer cuidar tanto acabamos comprometendo a "saúde" delas... Pois queremos molhá-las em excesso, adubá-las demais, colocá-las para tomas um solzinho; e são coisas que não podemos fazer...



Cuidados com a Phalaenopsis:



  • Não molhar em excesso:  a vontade é grande e eu mesma já cometi esse erro várias vezes, pois sempre pensamos que a plantinha está seca, mas na realidade ela está bem. Devemos molhar uma vez por semana quando no verão, mas não encharcar, eu gosto de colocar meio copo com água nas Phalaenopsis médias, um copo nas grandes e se ela foi a mini podemos colocar 1/3. Dê preferência à rega na manhã, pois elas não gosta de "dormir" molhadas, quando está muito quente eu borrifo água nas raízes, mas temos que tomar cuidado para não molhar a folha, pois esta pode apodrecer, amarelar... E quando a Phalaenopsis têm algum problema, ela (muitas vezes) morre rápido, apodrece... Por isso controle-se (rs) e não a molhe com tanta frequência. É muito mais comum a Phalaenopsis morrer de excesso de água do que pela a falta dela, pois quando falta água ela tira os nutrientes da folha (ficando enrugada, murcha, mole), mas quando há excesso ela apodrece rapidamente (frequentemente com a conhecida "podridão negra" ou com fungos). 

    E NUNCA DEIXE ACUMULAR ÁGUA NO CAULE (centro da planta), pois ela apodrecerá rapidamente; molhe as raízes com cautela, não molhe folhas, haste, nem flor. Se cair um pouco de água sem querer, assopre ou enxugue com um pano.

    Sempre que possível borrife água no chão ou prateleira onde sua orquídea estiver, ela adora umidade!!! Quando as minhas estão desanimadinhas eu até as deixo na lavanderia ou banheiro, elas gostam de vapor, mas lembre: cuidado com a mudança radical de iluminação e umidade e nunca molhe as folhas, apenas limpe para desobstruir os poros (sim, assim como nossa pele respira melhor quando desobstruímos os poros, as folhas delas também fazem melhor a fotossíntese com os poros livres).

  • Adubação: Elas também respondem mal ao excesso de adubos; os revendedores e produtores de adubos sempre nos dizem para colocar a cada 15 dias, mas para prevenção coloque a cada 20 dias, crie uma rotina e  siga-a, as Phalaenopsis gostam de rotina. 


  • Iluminação: Como muitas plantas necessita de sol, muitas vezes as pessoas que ganham Phalaenopsis de presente cometem o erro de deixá-las tomando sol. É muito comum isso acontecer, principalmente quando pensamos que essa flor é natural de países cuja iluminação e calor são de níveis elevados (cerca de 33-35º durante o dia e 21-24º à noite), mas o que não lembramos é que ela é nativa de florestas mais fechadas, elas ficam em árvores, logo recebem pouco ou nenhum sol quando estão em seu habitat, a copa da árvore sempre a protege. 

    Precisamos deixá-las receber iluminação sim, mas entre 50 a 60%, por isso elas se adaptam tão bem dentro de casa, pois têm a luminosidade das lâmpadas. Quando a deixamos fora de casa temos que procurar um lugar que seja claro mas que não haja sol direto, as telhas transparentes são muito úteis para isso, lavanderias semi-abertas...

    Observação: Não mude sua plantinha para lugares em que a iluminação é muito diferente de onde ela estava, pois ela sofre com isso respondendo imediatamente à mudança. Ficam amareladas se a iluminação for em excesso, ficam escuras demais se há pouca iluminação.


Então para garantir não a deixe tomar sol: Principalmente se sua Phalaenopsis estiver no vaso; pois na realidade o crescimento/posição dessa planta é assim:

Foto acima retirada de: http://www.flickr.com/photos/annacorrea/page2/


Mas quando está no vaso ela fica de ponta cabeça:


Logo, os cuidados são redobrados, pois a parte mais sensível da planta fica exposta... Assim sendo, ela não pode tomar sol (forte, mas muitos colecionadores preferem não a deixar no sol de forma alguma).



                                                                                                    

Dados Técnicos:

-Orquídea Epífita (plantas que vivem nas árvores  arbustos, mas não parasitas).
-Crescimento Monopodial (crescimento vertical, suas folhas sempre crescerão para cima, no mesmo caule).
-Origem: Natural da Ásia Tropical, entre Malásia e Oceania (com mais de 40 espécies nativas desta região).
-Curiosidade: Conhecida em muitos países por "Kotyoran" (palavra de origem japonesa) devido ao seu formato, pois sua flor lembra uma borboleta.


Phalaenopsis, crescimento Monopodial:


Foto acima retirada do livro: "Cultivo Moderno de Orquídeas Phalaenopsis"

                                                                                                    

Não desanime, muitos cultivadores de orquídeas e orquidófilos não gostam de ter Phalaenopsis devido ao cuidado redobrado que devemos ter com elas. Se sua plantinha morrer, não pense negativo, tenha a coragem de tentar de novo! É muito ruim ver sua plantinha doente, mas é muiiiiiiito recompensador vê-la saudável e crescendo, vale a pena tentar de novo e de novo!!!  :)

                                                                                                    

Pesquisa para elaboração de "Cuidados com a Phaleanopsis":  
http://cynthiablanco.blogspot.com.br 
http://www.tudosobreorquideas.com.br
http://www.aorquidea.com.br
http://www.sitiokolibri.com.br

Fonte dos "Dados Técnicos": Livro "Cultivo Moderno de Orquídeas Phalaenopsis" de Roberto Jun Takane e Sergio Shoji Yanagisawa














Um comentário:

  1. Obrigada pelas dicas. ganhei uma phalenopisis plantada em terra. Uma tentativa de assassinato! as já replantei e agora vou esperar as flores. Ela esta com uma folha amarelada, espero que não morra. bjs

    ResponderExcluir